Combinando o hobby da pesca com os níveis de luxo dos superiates, o mercado americano está impulsionando a demanda por novos barcos esportivos de pesca.
Repletos de peixes, das mais variadas espécies, os oceanos ao redor de Florida Keys e na costa do golfo da Flórida estão convidativos para a pesca. Conforme a temperatura da água esfria no mês de novembro, a temporada de pesca esportiva aquece.
Com isso, muitos entusiastas estão em busca de barcos cada vez melhores, que incluam conforto, espaço e velocidade. Segundo pesquisas do BOAT Pro, o crescimento do setor de pescadores esportivos foi de 133% no ano de 2022, apresentando 26 projetos encomendados ou sendo construídos para 2023.
De acordo com Randy Ramsey, fundador e presidente da Jarrett Bay Boatworks, existe muito interesse em barcos de pesca esportiva de 65 pés ou mais, o que há alguns anos atrás era algo completamente novo.
Segundo Michael Rybovich, construtor de barcos de terceira geração, os barcos de pesca esportiva que estão sendo construídos atualmente entregam todo o espaço, conforto e velocidade necessários, uma vez que os tripulantes buscam chegar rapidamente ao destino desejado.
No mês de outubro de 2022, Jarret Bay anunciou a encomenda de um barco esportivo, personalizado, de altíssima tecnologia com 27 metros. Hoje, o segundo Barret Bay está em construção, depois da entrega do Jaruco, em 2017, modelo capaz de atingir os 39 nós.
O Jaruco foi a primeira embarcação esportiva, reconhecida como finalista no BOAT International Design & Innovation Awards 2019, na categoria “Game Changer”, destacada por seus eixos de hélice de titânio leves e ultrarresistentes.
Impulsionando a eficiência e o desempenho, Jarrett Bay diminuiu o ângulo do eixo com acionamentos em V, reduzindo consideravelmente o peso com revestimentos de fibra de carbono. Com isso, foi possível obter um barco 50.000 libras mais leve e seis nós mais rápido.
Rotineiramente viajando para lugares de pesca a mais de 100 milhas náuticas da costa, os pescadores procuram por um longo alcance, boa navegabilidade e grande capacidade de combustível.
Rybovich afirma que há muitos clientes pescando na América Central, Costa Rica e Panamá. No entanto, países do Pacífico, como o Brasil e a explosão da pesca esportiva no Japão, estão no radar.
Em agosto de 2022, a Viking lançou as novas configurações de sua série 90, confirmando 10 vendas. Seguindo o design dos Viking 80 e 92, o 90 apresenta um comprimento de linha de carga de 23,2 metros e combina sistemas de propulsão avançados com um sistema de transmissão refinado.
Tornando-o ideal para pescadores, o Viking 90 possui uma cabine principal de feixe completo, um leme de ponte suspensa com cadeiras de acompanhante e um lounge para convidados, que combinam o estilo de um superiate com a pesca esportiva.
O III Amigos, por sua vez, com 28,5 metros, trata-se do maior barco construído por Rybovich. Enquanto o seu interior é inteiramente personalizado pelo designer de iates Patrick Knowles, o seu exterior é de um pescador esportivo tradicional.
De acordo com as palavras de Rybovich, iniciantes não costumam comprar um barco como o III Amigos, pois isso vem com o amor pelo esporte e com a capacidade de saber o que você precisa, já que é um híbrido concebido para toda a família.
A embarcação é equipada com portas de dois e três quartos de polegada de espessura, banheiros de mármore selecionado à mão, um bar de ônix com bancos personalizados feitos de couro de crocodilo e incrustações de aço inoxidável polido, completamente diferente do usual.
Porém, quando Knowles estava do lado de fora do barco, não queria que nada pudesse sugerir que aquele não era um barco de pesca esportiva. Por isso, nada afeta a experiência do superiate.
Já o Darwin 106 Uptight, projetado para atender o desejo do proprietário de possuir um superiate familiar, em que pudesse usufruir de expedições de pesca, é o típico barco de um explorador, com estrutura avançada.
Segundo Maria Roberta Morso, esta embarcação é ideal para quem procura por um grande esportivo, facilitando uma pesca incrível durante o dia e relaxando com conforto durante à noite.
O maior barco esportivo de pesca do mundo com 52 metros e projetado por Vripack, Project 406, encontra-se atualmente em construção no Royal Huisman. O barco com seis decks foi encomendado por um pescador, que desejava compartilhar o seu hobby com a família.
O que você achou dessas novidades da pesca esportiva? Confira os nossos próximos artigos e não perca nenhuma atualização do setor náutico.